Para as crianças, fazer a lição de casa pode soar como uma hora difícil e até desanimadora. E para isso, uma ajuda é sempre bem-vinda dos familiares para simplificar esse sentimento. Mas como ajudar e evitar o aumento do desânimo? Confira as dicas que separamos.
- Manter a calma durante o processo
Às vezes, ensinar a tarefa pode ser difícil, mas é importante evitar dizer frases como “Eles ensinam diferente hoje em dia” ou “Isso é muito difícil, estou ocupado agora”. Mostre à criança que existem novas formas de aprendizado e se disponha a aprenderem juntos.
- Não dê os resultados, mostre o caminho
Dizer a resposta do exercício não é recomendado, mas mostrar como chegar lá, é! Por isso, estimule a criatividade e faça seu filho(a) pensar sobre a questão. Você pode dar exemplos ou separar em pequenas partes o conteúdo para facilitar o raciocínio. Isso vai ajudá-lo a enfrentar os desafios, sem atalhos, em todas as fases da vida.
- Faça em um local calmo e apropriado
Evite lugares com muitas distrações e barulhos, é importante reservar esse tempo para a lição com o máximo de atenção. Utilize também só o material necessário para a atividade, é comum se distrair com outros livros ou lápis durante o aprendizado.
- Mostre preocupação e não punição
Outra dica importante para o desenvolvimento da saúde emocional e mental. Realizar as atividades não deve ser encarada como uma punição por mal desempenho. Ao invés de dizer que a criança irá tirar notas ruins caso não faça direito, entenda sua dificuldade e mostre que se importa mais com sua evolução.
- Fortaleça o diálogo
Ensine à criança que a conversa resolve qualquer problema. Não tem problema algum em exibir sua dificuldade diante dele e vice versa. Se ambos não chegam à uma conclusão sobre o exercício proposto, mostre que perguntar para o professor é a melhor saída. Dessa forma, a criança entenderá que todos estão ali para ajudá-la e que não há vergonha em ter dúvidas.
Imagem:
https://br.freepik.com/fotos/pessoas”>Pessoas foto criado por mego-studio – br.freepik.com